A Avenida Ramalho: A vila de ontem, a avenida de hoje
Maria Ceugisa Pereira*
#tdContCanais TABLE
{
MARGIN: 3px
}
O Livro Virtual “A Avenida Ramalho: A vila de ontem, a Avenida de hoje” é resultado do projeto História do Ceará em Rede (parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Ceará e o Programa EducaRede), realizado em 2005. O grupo de alunos fez um levantamento histórico da Avenida Ramalho (endereço da escola), identificando as mudanças ocorridas desde sua origem. A turma redescobriu o entorno da escola, com seus símbolos, imagens e personagens, e percebeu que eles mesmos são sujeitos históricos e transformadores.
PúblicoAlunos do IV Ciclo do Ensino Fundamental (alunos de 14 anos) da EEEF Dr. Moreira de Sousa
Duração do projetoUm semestre (2005)
Objetivos
Ilustração: Didiu BrancoFavorecer o protagonismo juvenil na unidade escolar e na comunidade local.
Pesquisar junto aos moradores da antiga vila, hoje avenida, assuntos relacionados ao tema.
Promover a integração entre alunos por meio de atividades artístico-culturais (como desenhos, charges, fotos e pinturas).
Avaliar a influência e a contribuição da antiga vila (hoje avenida) para o desenvolvimento da cidade.
Realizar produções escritas (como dissertações, poesias e cordéis).
Editar um livro virtual com tais produções.
Ampliar o conjunto de conhecimentos discursivos semânticos e gramaticais envolvidos na construção de sentido dos textos.
Ler textos sobre o tema proposto.
Analisar e revisar o próprio texto em função dos objetivos estabelecidos, da intenção comunicativa e do leitor a que se destina.
Aprender a usar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.
Portais e ferramentas de Internet utilizadas
Portal EducaRede, sites de pesquisa, e-mail
Demais recursos utilizados na sala de informática
Internet Explorer, Word, PowerPoint, escâner, máquina fotográfica
Conteúdos trabalhados
Língua Portuguesa: linguagem oral, leitura, compreensão e interpretação de texto, pontuação, concordância, regência, aspectos gráficos, semântica do texto, vocabulário, coesão e coerência.
Geografia: localização geográfica.
História: elos entre presente e passado, a importância histórica da cidade e a preservação do patrimônio histórico local.
Parcerias do projeto
Os professores de outras disciplinas auxiliaram na elaboração e no planejamento das entrevistas; a comunidade participou das cessões de fotos e concedeu entrevistas; a Secretaria da Educação deu apoio técnico-pedagógico e cedeu o laboratório, o auditório e os demais recursos tecnológicos utilizados. Como não há sala de informática na escola, todas as atividades foram realizadas no centro de informática da Secretaria de Educação.
Metodologia
Antes
Capacitação dos professores na oficina de criação do Portal EducaRede.
Sensibilização da comunidade escolar (alunos, professores, núcleo gestor, pais e funcionários) para definir a participação de todos e determinar o tema, as atividades, os recursos tecnológicos e humanos, a periodicidade das reuniões para planejamento e a realização dos trabalhos.
Reunião com os alunos após a escolha do tema para levantamento dos conhecimentos prévios sobre o assunto e dos objetivos a serem atingidos.
Durante
Criação de e-mail, cadastramento no Portal EducaRede e navegação pelo Portal.
Visita aos moradores mais antigos da comunidade para resgatar a história local.
Pesquisas em livros sobre o município.
Entrevistas com autoridades para o levantamento de dados (como a origem do nome da antiga vila).
Aulas para realização das produções textuais.
Oficinas semanais para edição de textos no laboratório de informática.
Acompanhamento da produção dos colegas por meio de trocas de comentários.
Coletânea de fotos antigas para digitalização.
Registros fotográficos atuais do patrimônio histórico da avenida.
Publicação do livro virtual.
Manhã de autógrafos com a presença de autoridades locais, do núcleo gestor, de funcionários, professores, pais e alunos. Na ocasião, foi apresentado o livro virtual, foram expostas as fotos antigas e atuais do local, foi feita a entrega de certificado de participação aos professores e alunos, entregou-se também cópia do livro para os colaboradores e realizou-se um workshop para lançamento dos livros virtuais do projeto História do Ceará em Rede em Fortaleza (CE).
Depois
Observou-se significativa melhora de relacionamento entre os alunos, pois o projeto exigiu interação e promoveu a socialização deles por meio de diálogos, pesquisas, entrevistas escritas e leituras relacionadas. Situada em uma área carente da periferia da cidade de Russas, a escola não possui sala de informática. Por isso, vários alunos nunca tinham feito uso dessas máquinas. Cabe destacar também o enriquecimento do vocabulário dos alunos e significativa melhora na produção textual.
ProdutoLivro virtual
Obs.: Os sites aqui indicados foram visitados em 08/01/2008.
* Maria Ceugisa Pereira NobreDisciplina que leciona: Língua Portuguesa Escola: EEEF Dr. Moreira de Sousa Cidade/estado: Russas (CE)
08/01/2008
A Avenida Ramalho: A vila de ontem, a avenida de hoje
Postado por
Programa de Informática
on segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Marcadores:
Projeto
0 comentários:
Postar um comentário