Quando comecei a ministrar aulas de informática pensei que poderia usar os mesmos métodos para diferentes públicos. A aula que ministrava para adolescentes não se adaptava para os adultos, que por sua vez nem chegava a motivar idosos. Tive que aperfeiçoar os objetivos instrucionais.
Foi quando me socorri do método de alfabetização de adultos do educador Paulo Freire. A partir daí, as aulas começaram a atingir seus objetivos. Ao adaptar os objetivos instrucionais com o método do grande educador é que as aulas de introdução à informática tornaram-se sessões de divertimento. Nunca mais abandonei a estratégia, fosse aula de banco de dados ou economia de serviços.
Ainda lembro da aula que ministrei sobre os componentes do computador. Editei um jornalzinho e publiquei nos classificados a venda de dois computadores de configurações diferentes. Solicitei que a turma escolhesse o melhor computador. O que eu planejara meticulosamente, acontera de fato: eles escolheram o PC on board como se fosse o melhor.
Levei os micros para a sala de aula e desmontamos as máquinas. Memórias, processadores, discos rígidos, placas de som, vídeo, modem e demais peças foram espalhadas pelos alunos.
Além de mostrar os componentes, expliquei sobre as armadilhas do mercado e ao final tivemos também uma aula de cidadania e direitosdeveres do consumidor de bens e serviços de informática e telecomunicação.
Fonte: http://blog.consultoriadomestica.com.br/2009/03/31/plano-de-aula-para-instrutores-de-informatica/
Luiz Henrique Quemel
Plano de aula para instrutores de informática
Postado por
Programa de Informática
on segunda-feira, 24 de agosto de 2009
0 comentários:
Postar um comentário